4 softwares para designers que tens de dominar

0
67

O computador tornou-se no aliado indispensável dos designers. E à medida que a tecnologia foi evoluindo, também a forma como o trabalho do designer fi modificando-se. A vida de designer não é fácil, com todas as exigências, prazos apertados e o pouco reconhecimento da profissão, mas é certo que o computador veio ajudar. Além disso, permite aumento a eficiência do trabalho, tornando-o mais ajustado às necessidades de um mundo em plena revolução da era digital.

Um designer é então o responsável por criar visualmente ideias, conceitos e imagens, seja para a propagação de mensagens, seja para a organização de informação de marcas, produtos e empresas. O trabalho do designer é omnipresente no nosso dia-a-dia, nas embalagens dos produtos que consumimos, nos logotipos das empresas que nos postam serviços, na criação de sites na internet ou na paginação dos jornais e livros que lemos.

Se é ou está a pensar seguir a vocação de designer, então compilámos abaixo a lista dos 6 softwares que deverá dominar, de forma a que consiga dominar a profissão:

1. PHOTOSHOP

O Photosop é, provavelmente, o mais conhecido dos softwares que os designers utilizam, até mesmo por quem não domina a área. Essa fama até faz com que muitas pessoas pensem que ele é capaz de fazer coisas que não são possíveis.

Não, o Photoshop não é um programa mágico, em que carregamos num botão e as coisas acontecem automaticamente. É necessário saber domina-lo para poder retirar todo o seu potencial. É visto apenas como um editor de fotografias, mas é mais que isso. É possível ainda criar imagens GIF, manipular ou criar imagens em vectores, colorir, entre muitas outras possibilidades.

O sucesso do Photoshop tem feito com que a Adobe invista bastante no programa. Isso significa que, a cada versão nova que sai, as ferramentas e as melhorias são significativas. O Photoshop é o melhor aliado não só dos designers, mas também dos ilustradores, dos fotógrafos ou dos arquitectos.

2. ILUSTRATOR

O Ilustrator é o outro produto da Adobe que não pode faltar no computador de um designer. Ainda que o Photoshop também possa ser utilizado, o Ilustrator é o software indicado para a criação e edição de imagens vectoriais.

Isso significa que é um programa essencial para a criação de material como flyers, cartazes, banners, livros ou inforgráficos, por exemplo. Além disso, como é um produto Adobe, é compatível com o Photoshop, o que permite complementar ambos em grande sintonia.

3. GIMP

Menos conhecido que os anteriores, mas não menos produtivos, o Gimp é um editor de imagens, que permite também trabalhar e criar imagens vectoriais, que é uma óptima alternativa ao Photoshop e ao Ilustrator. Além disso, tem como grande vantagem se rum software totalmente gratuito, uma vez que estamos a falar de um software de código aberto.

Muitos designers começam imediatamente a trabalhar com o Photoshop e o Ilustrator porque são os programas mais conhecidos no mercado, mas o Gimp não fica nada atrás desses dois. Enquanto software funciona de forma muito rápida e eficiente, além de disponibilizar todas as ferramentas necessárias para um trabalho de design profissional. Contudo, é pouco compatível com alguns tipos de ficheiros.

4.INKSCAPE

Tal como o Gimp, o Inkscape é mais um programa de código aberto, que é uma óptima alternativa ao Ilustrator. Para quem não tem dinheiro para investir no software da Adobe, o Inkscape é totalmente gratuito e igualmente poderoso e eficiente.

O Inkspace é um programa para a criação e edição de imagens vectoriais, existente para todos os sistemas operativos, incluindo Linux. Além disso, como é um programa de software livre, vai tendo várias actualizações ao longo do ano, tornando-se numa ferramenta que está sempre a aprimorar-se. É o programa favorito dos amantes do código livre e do Linux.

LER

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here