5 Dicas para Organizar o Estudo

0
71

Nos dias de hoje mais do que nunca é importante uma boa formação e nem é primordial que seja académica. Mas a aquisição de conhecimentos em alguma área faz toda a diferença na qualidade de vida, na possibilidade de uma boa colocação no mercado de trabalho, garante melhores salários e as oportunidades, sem dúvida, aumentam bastante.

Os estudos são importantes para todos, independentemente da classe social e até mesmo da idade. Nunca é tarde demais para aprender algo novo ou aprofundar os conhecimentos na tua área profissional, ou no ramo de atividade onde já estás inserido(a) ou te queres inserir.

A grande dificuldade que a maior parte das pessoas tem no que tange esta questão é organizar-se e adaptar a rotina para conciliar tudo: a vida familiar/social, o trabalho, o lazer e os estudos. É essencial criar uma rotina de estudos, para garantir bons resultados e um eficaz aproveitamento do tempo. Quem consegue organizar-se e ter disciplina para manter uma boa rotina de estudos já está um passo à frente de muitas pessoas.

Mas o que é necessário fazer para conseguir isto? Este artigo traz cinco dicas preciosas que vão ajudar qualquer um a ser um às quando ao assunto é estudar. A primeira delas é de crucial importância:

1- O local

Principalmente para quem vai estudar em casa, é bom separar um cantinho só para esta finalidade. Isto vai permitir que tenhas mais concentração e te mantenhas longe das distrações como a TV, o telemóvel, as pessoas a conversar, etc. O local precisa ser bem iluminado e ter à mão todo o material que será necessário. Deve ser também um lugar onde não entrem nem saiam muitas pessoas, porque até isto acaba por ser uma distração. Se preferires estudar na faculdade, escola, ou qualquer outra instituição de ensino, uma boa biblioteca que dê todo o suporte que o estudante precisa é o local ideal.

2- O horário

Deve ser escolhido com cuidado. Não separe apenas uma ou duas horas do dia para isto, mas respeita o teu próprio relógio biológico. Algumas pessoas rendem mais à noite, outras são mais diurnas e conseguem ter bastante disposição e energia de manhã, por exemplo. Conseguindo encaixar o tempo para os estudos de acordo com esta característica com certeza vais render muito mais. E também haverá um melhor aproveitamento do conteúdo lido, porque ele vai-se “fixar” melhor na tua memória. Estabelecer um período de tempo pode fazer toda a diferença, se for acima de duas horas, fazer pequenos intervalos ajuda a manter o foco e não ficar com má postura ou dores no corpo.

3- O método

Quanto ao método de estudo, também tem de se dar bastante atenção; pois cada um aprende melhor dependendo da maneira como se estuda: ler em voz alta é o jeito mais eficaz para quem tem memória auditiva, por exemplo; escrever, reler, vale tudo quando o assunto é a aprendizagem.

4- O cronograma

Outra forma de fazer render os estudos quando se tem um grande volume de material a ser visto, é montar um cronograma. Pode ser por meio de uma tabela excel, ou mesmo feito à mão, não faz diferença. O importante é seguires à risca para te manteres bem organizado(a). Principalmente se tiveres pouco tempo para te dedicar, como uma ou duas horas por dia.

5- Os objetivos

Para manter a disciplina, vale também definir metas diárias. Elas são uma motivação a mais, ao mesmo tempo que organizam e dão direção no cumprimento de todo o conteúdo. Outro ponto que não pode ser deixado de lado é dar prioridade para as matérias que são consideradas as mais difíceis. É recomendado não as deixares para último, senão o risco de deixar as dúvidas passarem sem respostas é grande.

Mas uma coisa é certa: o ser humano deve sempre buscar o aprimoramento em todas as áreas da vida: física, mental, emocional e espiritual. Procurando bons hábitos e o engrandecimento do caráter.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here