As 5 Melhores Universidades Portuguesas em 2020

0
188

Finalista, este artigo é para ti. Com o final do ano letivo vêm as decisões e as indecisões, e com tanta informação espalhada na internet, em jornais e revistas, fica difícil escolher aquela que será a tua segunda casa nos próximos anos.

Claramente, terás de verificar se a Universidade que mais te agrada tem o curso que tu pretendes, mas acredita que a tua tarefa estará mais facilitada, depois de veres a nossa seleção das melhores Universidades Portuguesas baseada no QS World University Ranking 2020, um dos rankings mundiais mais relevantes de instituições de ensino superior.

Universidade de Lisboa

A melhor classificada no QS World University Ranking, fica em 338º no ranking e é atualmente a Universidade portuguesa com mais alunos. É igualmente aquela com mais opção de escolha para os alunos, lecionando alguns cursos que não existem noutras Universidades. Os melhores cursos são Design, Arquitetura e Arte.

Os principais motivos para a classificação da Universidade de Lisboa são a alta taxa de empregabilidade, a qualidade do corpo docente e as publicações científicas.

Universidade do Porto

Localizada na cidade invicta, segue a pouca distancia a anterior, e só em 2019 foi destronada pela Universidade de Lisboa. Foi, durante muitos anos, a Universidade portuguesa melhor classificada no QS World University Ranking. Segundo os rankings, os melhores cursos da Universidade são Arquitetura, Engenharias e Desporto. O famoso arquiteto Sisa Vieira teve a sua formação nesta Universidade, o que torna o curso de arquitetura da Universidade, um dos mais prestigiantes.

Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra tem descido a sua posição no Ranking, com o passar dos anos, encontrando-se atualmente no 406º lugar.
Ao escolher Coimbra, não escolhes apenas a Universidade mais antiga do país e das mais antigas do mundo, ou o prestígio e a tradição. Escolhes também o espírito académico, e a cidade dos amores. Coimbra é conhecida como a cidade dos estudantes, e todos os que por lá passam “levam a cidade para a vida”.

Recebe anualmente milhares de alunos estrangeiros (grande parte brasileiros) que esperam, acrescentar prestígio ao seu currículo. A verdade é que, sendo a Universidade tão conhecida no estrangeiro, ter essa menção no currículo é uma mais-valia.

Cursos como Medicina e Direito têm muito prestígio na Universidade de Coimbra, e apesar de poder ser considerada por alguns, velha e ultrapassada, a verdade é que a Universidade faz sempre parte dos rankings quando se trata de classificar as melhores universidades do país.

Universidade Nova de Lisboa

Encontra-se no 421º lugar, no QS World University Ranking. É a instituição publica mais recente da lista e distingue-se das restantes por ter sido criada com um intuito de ensino moderno, mais tecnológico e inovador. É por essa razão vista com bons olhos por vários empregadores, mas também tem sido desvalorizada pelos mais conservadores. Ainda assim, conquistou já uma boa
posição no ranking.

É conhecida pelos cursos inovadores na área das engenharias e tecnologias. A título de exemplo, é a única universidade do país a lecionar o curso de engenharia de micro e nano tecnologias, um
curso muito procurado por multinacionais no estrangeiro.

Universidade Católica Portuguesa

A única universidade privada da nossa lista. Todos sabem o que a sociedade pensa das Universidades privadas: não reconhecem o mérito, não preparam bem os alunos para o mercado de trabalho, etc.

Mas a verdade é que a Universidade Católica consegue fugir ao preconceito das restantes privadas do país. A Universidade tem vários docentes estrangeiros com um currículo deveras impressionante e é tão exigente como qualquer Universidade pública, razão pela qual consegue fugir aos preconceitos relacionados com as privadas.

A vantagem da Católica é que tem bastantes parcerias com empresas, pelo que quando os alunos terminam o curso conseguem, à partida, arranjar emprego com mais facilidade, por via das respetivas parcerias. Conhecida no mundo empresarial, em grande parte graças aos mestrados vocacionados para a área de gestão e negócios, lecionando matérias não encontradas em nenhuma das públicas do país.

Uma Universidade é a avaliada pela reputação académica, nível de empregabilidade, currículo dos docentes e qualidade de ensino. Seja qual for a Universidade que escolhas, certifica-te de que fazes uma boa escolha, pois essa decisão pode determinar a tua carreira no futuro.

Por exemplo, há certas empresas que só recebem alunos de determinadas Universidades. Se já escolheste o curso, então só falta meio caminho!

Toma uma decisão ponderada e apressa-te, que as candidaturas estão quase aí.

LER MAIS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here