Será Que Tens as 5 Principais Características de um Empreendedor de Sucesso?

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Temos uma novidade para ti: 2020 é o ano do empreendedorismo. Toda a gente está a rentabilizar o seu tempo livre e as suas habilidades, até então desperdiçadas, para ganhar algum dinheiro extra ou talvez até começar o seu próprio negócio.

A verdade é que todos se querem reinventar. Mas tu não te tornas um empreendedor de um dia para o outro, não é assim tão simples. Isto porque há certas características ou skills, que um empreendedor de sucesso tem por natureza.

E não estamos a falar de jeito para a escrita ou para as artes. Estas características de que falamos são inerentes a empreendedores de sucesso das mais variadas áreas. Podem nascer contigo ou podes adquiri-las ao longo do tempo, mas a verdade é que sem uma destas cinco características, a jornada pode ser bem mais difícil.

Queres saber quais são?

Confiança

Esta é bastante óbvia, certo? Um empreendedor de sucesso tem de acreditar nas suas capacidades de forma a que os outros também acreditem. Se não acreditares em ti, quem acreditará?

Deixando-nos de clichés, a verdade é que a confiança é o primeiro passo para o empreendedorismo. Seja qual for a área ou indústria, na qual queres começar algo novo, a confiança vai ajudar-te a construir o teu negócio, a conquistar os clientes certos e até a enfrentares as tuas derrotas. A confiança é a chave, não só para chegares ao topo, mas para te manteres lá.

Os empreendedores de sucesso são, em regra, pessoas carismáticas e confiantes que conseguem deslumbrar até os clientes mais desconfiados. Consideras-te uma pessoa confiante?

Capacidade de Comunicação

Uma pessoa comunicativa consegue adotar o discurso que as pessoas querem ouvir, o que é imprescindível para a captação dos clientes certos.

Um empreendedor tem, pelo menos no início, de comparecer em feiras, conferências e todo o tipo de eventos relacionados com a sua área de negócio. Mas claro que não basta aparecer, é necessário ser visto e falado. Este tipo de eventos serve precisamente para empreendedores
criarem uma rede de contactos, atraírem clientes e construírem parcerias. E se não fores uma pessoa comunicativa, este tipo de eventos, em que tens de te introduzir e dar a conhecer, vai
ser bem mais difícil para ti.

Mas não te enganes, a comunicação não é importante só para a estratégia de marketing do teu negócio, mas também para gerires os teus projetos e saberes dar a volta a mal-entendidos e a conflitos, porque acredita, estes irão surgir.

Coragem

Não é aquele tipo de coragem que te faz saltar de para-quedas, ou pelo menos, não literalmente. A verdade é que empreender significa arriscar, principalmente no início. Por isso, tens de saber que, ao longo da tua jornada, vais ter de tomar decisões estratégicas e por
vezes difíceis, e a decisão mais “segura” pode não te levar a lado nenhum.

Provavelmente já ouviste isto, mas tudo o que vale a pena, obriga-te a sair da tua zona de conforto. Por isso, é essencial que saibas que correr riscos faz parte, quando geres um negócio de sucesso. E nem toda a gente tem pedalada para este ritmo.

Resiliência

Quem já tem um negócio por conta própria, sabe que esta é importante. Construir um negócio de sucesso implica passar por muitas fases, algumas delas bem conturbadas. Vais ouvir muitos “Não”, levar muitas rejeições e aprender a ligar com as críticas negativas.
No princípio, estarás motivado e pronto para o que der e vier. Contudo, com o passar do tempo, quando perceberes que os resultados não serão assim tão rápidos, começarás a duvidar das tuas escolhas.

Será neste momento que a paciência e a resiliência te vão ajudar. É isto mesmo que queres?

Então não desistas. É difícil, porque é suposto ser difícil, e porque nada que valha a pena é fácil.

Perspicácia

Deixamos a Perspicácia para último, mas consideramos que é a mais importante. Só os empreendedores de sucesso conseguem perceber onde ou no que investir. A prova disso é que vês imensas pessoas que têm coragem, confiança e até capacidade de comunicação, mas mesmo assim não conseguem construir um negócio de sucesso. E isto sucede porque não têm visão ou não sabem analisar o mercado e as tendências.

A verdade é que podes estar cheio de ti, ser carismático e resiliente, mas nada disso importa se não souberes no que vale a pena investir. Tal implica estar atento às necessidades do mercado, ser inovador e ter consciência daquilo que simplesmente não resulta.

Algumas pessoas querem somente ter sucesso e acreditam que podem investir em qualquer coisa, contudo, esse é o primeiro grande erro que estão a cometer. A decisão de investir não deve ser o teu primeiro passo. O teu primeiro passo deve ser a ideia em si, o estudo do mercado, as opiniões daquela que poderá vir a ser a tua audiência.

Não empreendas, sem teres algo em que empreender.

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