Como Entregar a Declaração Trimestral da Segurança Social

0
40

A contribuição para a Segurança Social, é calculada de acordo com os rendimentos que tivestes nos últimos três meses. Para saberes o valor em concreto tens de preencher a declaração trimestral de rendimentos na página da Segurança Social.

Atenção que o primeiro enquadramento no regime dos trabalhadores independentes só produz efeitos no primeiro dia do 12.º mês posterior ao do início de atividade.

Apesar de ser um processo relativamente simples, o preenchimento da declaração trimestral da Segurança Social tem levantado algumas dúvidas, especialmente junto de quem não está habituado a tratar destas questões burocráticas. No entanto, como veras de seguida, é uma situação simples e rápido de fazer.

Começa por entrar no site da Segurança Social Direta e solicitar uma password, ela será enviada por correio e pode demorar até 7 dias.

Depois de teres a password faz o login.
Menu “Emprego” e depois “Trabalhadores Independentes”.


 

Escolhe Regime declaração trimestral

E depois Registar declaração trimestral

Caso não tenhas tido qualquer tipo de rendimento nos últimos três meses seleciona a opção “Não”. Se for esse o caso, terá de pagar um valor mínimo de 20 euros durante os próximos três meses.

Caso tenhas obtido rendimentos, então deverá seccionar a opção “Sim”.

O próximo passo é preencher o valor total dos rendimentos brutos obtidos nos últimos três meses. Além disso, terás ainda de indicar qual a proveniência destes rendimentos, ou seja, se foi uma prestação de serviços, prestação de serviços de atividades hoteleiras ou semelhantes, vendas, subsídios à exploração, produção de energia para autoconsumo ou contratos de arrendamento e/ou alojamento local.

Caso não tenhas guardado esta informação pode dirigir-te ao Portal das Finanças e consultar os recibos verdes emitidos por ti.

Ao introduzires estes valores na declaração trimestral da Segurança Social, estes são somados automaticamente e podem ser consultados no final, em “Total do Trimestre”.

Quando tiveres terminado, avança para o próximo passo, que é referente à propriedade intelectual e aos subsídios. Aqui poderás indicar se tiveste rendimentos desta natureza.

Mais uma vez, poderás selecionar entre o “Sim” e o “Não”.

Finalmente, chegarás ao último passo da declaração trimestral da Segurança Social. É aqui que vais ter a informação de quanto é que terás de pagar de Segurança Social durante os próximos três meses. Se desejares, podes ainda alterar este valor, para mais ou menos 25 por cento do total, consoante a sua disponibilidade financeira. Finalmente, clique no botão “Entregar declaração”.

Como vês é um processo relativamente fácil e rápido de resolver.

No entanto, é muito comum acabar por passar o prazo de entrega da declaração e ficar em falta para com a Segurança Social. Para que isto não aconteça, uma dica importante é colocares um lembrete na agenda do telemóvel.

Muito bem agora já sabes como preencher a declaração trimestral das Segurança Social, só falta emitir o documento para pagamento e pagar. Podes ver em baixo o Passo-a-passo de como pagar a segurança social

Como Pagar a Segurança Social Passo-a-Passo.

Agora que já entregaste a declaração trimestral na Segurança Social, todos os meses, no início do mês, irás receber um email da S.S. a indicar que tens um documento para pagamento. Tens então até dia 20 desse mesmo mês para pagares, de forma a não te esqueceres coloca na agenda teu smatphone um lembrete mensal ao dia 15 para te relembrar.
Depois o processo é muito simples:

1. Entra na página sa Segurança social direta
2. Faz Log-in
3. Carrega no Menu “Conta corrente”;
4. “Consulta de valores a pagar e emitir documentos de pagamento”;
5. Terás uma lista de Documentos já emitidos automaticamente pela segurança social;
6. Carrega em “ações” à frente do documento que queres pagar;
7. Ver referência de Pagamento aqui terás acesso à Entidade; Referência e Montante. Depois, com estas informações, poderás através do multibanco ou homebanking pagar as respetivas guias.

Read more

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here