Como planear sessões de estudo!

0
42

A melhor forma de estudares e de reteres a matéria em memória, é teres uma rotina de estudo fixa. Desta forma consegues ir estudando à medida que os professores dão a matéria. Mas a realidade é que ninguém quer estudar (ainda mais) depois de um dia inteiro de aulas!

Então aqui estão algumas dicas para te ajudar no processo:

Cria uma lista de coisas que tens de fazer!

É importante teres todas as coisas que tens de fazer numa lista, para quando começares a estudar teres uma lista explícita do que tens de fazer sem perderes tempo. Evita generalizações nas tuas tarefas, como por exemplo “Estudar química”. Em vez disso planeja estudar um capítulo em específico ou completar 10 exercícios.

Estabelece uma hora específica no teu horário para estudares

É importante que definas uma hora específica para estudares durante a semana. E deves tratar as sessões de estudo como se fosse uma aula: não faltes nem arranjes desculpas!

Estabelece um dia e local específico para estudar

Outra forma de manteres o ritmo de estudar com frequência é estudares sempre nos mesmos dias da semana e no mesmo local. Isso ajuda a criar uma rotina!

Usa uma agenda eletrónica

Para melhor te organizares usa uma agenda eletrónica para melhor organizares a tua semana de estudo. Cria sessões de estudo para diferentes matérias ou disciplinas. Podes também:

  • Certificar-te que fizeste tudo da semana passada,
  • Agendar a revisão de algum tema com o(a) professor(a)
  • Criar e organizar notas para quando estudares
  • Criar dias para fazeres exercícios

Agora que já sabes como organizares as tuas sessões de estudo para este ano letivo, não te esqueças que todo este processo tem de ter alguma flexibilidade, mas sobretudo tens de ter vontade de o fazer.