Office 365 vs G-suite: qual o melhor para estudantes?

0
41

A escola e a educação alteraram-se com a revolução digital. E o mundo do software desenvolveu-se para ir ao encontro das necessidades dos estudantes. Foi assim que começaram a surgir os pacotes de programas de de produtividade e cooperação, como o Office 365 e o G-Suite, que são as duas melhores ofertas neste campo existentes no mercado actual. Nas linhas abaixo explicamos tudo o que necessita saber sobre estas duas marcas.

OFFICE 365

O Office 365 é o mais recente pacote de produtos de produtividade e armazenamento online da Microsoft, um dos pioneiros neste tipo de softwares. O Office 365 tem dois públicos-alvo bem definidos: o comercial e o corporativo.

Ao longo do tempo, o Windows, o sistema operativo da Microsoft e o mais utilizado nos computadores de todo o mundo, tinha uma versão respectiva do Office, que actualizava o produto ao seu tempo. Actualmente, o Office 365 funciona antes com uma assinatura mensal, o que tem uma grande vantagem, já que permite ao utilizador ter o melhor do software, sempre actualizado, há que este está ligado à internet.

Dentro do Office 365 pode escolher os vários produtos de que mais necessita. A Microsoft oferece os mais comuns softwares de produtividade, como o Word, o Excel e o Powerpoint (o primeiro é um processador de texto, o segundo é uma folha de cálculo e o terceiro uma plataforma de diapositivos de apresentação), o Onenote (que é um poderoso bloco de notas), o Outlook (o famoso gestor de contas de endereços electrónicos) e o Access (um gestor de bancos de dados).

Além disso, o Office 365 disponibiliza ainda a versão online destes produtos aos seus subscritores, o que significa que poderá utiliza-los também nos seus dispositivos móveis, tanto os Android como os iOS. Ou seja, independentemente de onde estiver, pode visualizar, editar e partilhar os seus documentos e arquivos, necessitando para isso apenas de uma ligação à internet.

O Office 365 oferece ainda 1 terabyte de armazenamento na nuvem, como seu programa OneDrive. Esta é uma funcionalidade muito útil, já que lhe permite guardar virtualmente toneladas de informação, para aceder mais tarde de qualquer lugar, deixando de ocupar espaço físico no seu computador ou dispositivo.

G-SUITE

O G-Suite é o pacto de produtos de produtividade e cooperação desenvolvido pelo Google, o gigante digital, como forma de competir com a Microsoft. Tal como o Office 365 oferece um conjunto de softwares que são essenciais para o trabalho comercial, corporativo ou escolar.

O G-Suite funciona de forma digital, a partir da nuvem, o que significa que poderá visualizar, editar e partilhar quaisquer ficheiros de qualquer local, necessitando para isso apenas de um computador ou dispositivo móvel que esteja ligado à internet. O pacote básico oferece 30 gigabytes de armazenamento na nuvem, aos quais poderá juntar mais espaço.

Todas as ferramentas disponibilizadas pelo G-Suite são integradas entre si e incluem vários programas de comunicação, armazenamento, colaboração e administração. Na parte da comunicação, o Gmail é provavelmente o mais famoso, uma vez que é o gestor de endereços electrónicos mais utilizado em todo o mundo. Além disso, disponibiliza ainda um calendário online, serviços de chat e de videochamada.

Na parte da colaboração, os processadores de texto, as folha de cálculo, os diapositivos de apresentação e até um editor de sites são os serviços oferecidos pelo pacote da G-Suite. Finalmente, para empresas, o Console de Administração e o Vault são ferramentas essenciais para empregados e empregadores.

QUAL O MELHOR PARA ESTUDANTES?

Não existe propriamente uma resposta exacta a esta pergunta, tendo em conta que ambos os produtos oferecem recursos fundamentais para o sucesso do trabalho escolar, nomeadamente os programas de editor de texto, folha de cálculo e diapositivos de apresentação. Isso significa que, a melhor forma de responder a isso, será analisando e comparando ambos os produtos de acordo com as suas necessidades.

O Microsoft Office 365 tem várias vantagens, como o trabalho em tempo real entre equipas de colaboração e o facto de ser compatível com vários dispositivos, sejam móveis como computadores de mesa. No entanto, apesar de dar acesso a oiro diferentes softwares de produtividade, o Office 365 não tem tantas ferramentas de colaboração quanto o G-Suite, por exemplo. Mas será que vai necessitar mesmo delas?

A grande vantagem do G-Suite são os seus softwares de colaboração, como as salas de chat ou as video-chamadas. Além disso, o armazenamento da cloud é superior. Tem ainda um serviço de endereço electrónico que é o melhor do mercado, o que é uma vantagem a ter em conta caso utilize um e-mail do Gmail.

No entanto, com o G-Suite torna-se difícil a compatibilidade com os computadores escolares, já que é necessário que a escola utilize estes programas. Além disso, alguns dos recursos dos programas de colaboração são menos intuitivos do que o seu concorrente.

Estas são as principais vantagens e desvantagens quando colocados lado a lado o Office 365 e o G-Suite. Quando à sua usabilidade, ambos são muito fáceis, simples e rápidos de utilizar, sendo por isso extremamente eficazes. Não é por acaso que são os líderes de mercado na área dos programas de produtividade e cooperação. Além disso, o serviço ao cliente é extremamente eficiente em ambos os casos, o que dá uma resposta muito importante em caso de necessidade dos seus utilizadores.

LER MAIS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here